Férias Coletivas x Férias Individuais

Minha empresa deu férias coletivas, no que isso afeta quando eu quiser tirar minhas férias?



As empresas não são obrigadas a dar férias coletivas, porém algumas aproveitam para conceder esse descanso remunerado. As que concederam tiveram, por obrigação, que aplicar o período de recesso para todos os empregados de um mesmo setor, não sendo permitido que alguns entrem em férias e outros não. Além disso, o aviso sobre tais férias deve ser feito a todos os funcionários com no mínimo 30 dias de antedecêndia e a remuneração referente ao período deve ser feita 2 dias antes do recesso, incluindo:


- Salário do mês até o dia do início das férias coletivas, valor referente aos dias de descanso coletivo, e mais o adicional de ⅓ do salário de cada colaborador (valor equivalente ao número de dias de folga, ou seja, menos do que ⅓ do salário completo).


- Valor proporcional dos adicionais (noturnos, insalubridade, entre outros).


- Horas extras realizadas no período.


- Valor proporcional referente às comissões para os colaboradores que as recebem. Sempre levar o período dos últimos 12 meses para o cálculo.


- Depósito dos 8% do FGTS sobre o valor relativo ao mês de férias juntamente com o salário do mês.


Se você tinha menos de 1 ano de contratação e gozou das férias coletivas, alguns desses dias foram pagos como férias e outros como licença remunerada. Porém, nenhum destes dias devem ser descontados em suas férias futuras.


Já para os que tinham mais de 1 ano trabalhado, os dias serão descontados dos 30 dias de férias que são seus por direito. Você não pode recusar as férias coletivas! E o mais importante, você deve tirar o seu restante de dias de férias antes das próximas férias coletivas.


Os empregados menores de 18 e os maiores de 50 anos devem, por lei, ter o período de férias concedido uma vez ao ano e integralmente. Ou seja, se a empresa conceder 10 dias de recesso coletivo, eles deverão permanecer de férias até o fim de 30 dias. Para os menores de 18 anos e que ainda estudam, as férias (sejam coletivas ou individuais) devem coincidir com as férias escolares.


Aos funcionários que estavam afastados da empresa, independentemente do motivo, o recesso coletivo é contado normalmente, exceto nos casos em que o período de afastamento termine antes do final do período de férias.


Ficou mais alguma dúvida? Entre em contato conosco clicando aqui.

  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram

Simões Macedo é um escritório de advocacia, voltado para processos trabalhistas.

E-mail: contato@simoesmacedoadv.com

Endereço: Av. Paulista, 2300 - Andar Pilotis. Cerqueira César, São Paulo - SP, 01310-300

 

WhatsApp: (11) 9.8296-9376

Atendimento

Segunda a Sexta das 08h às 19h

Sábado das 10h às 14h

Copyright © Simões Macedo Advocacia Trabalhista - 2019